Secretaria de Assistência Social realizou a sua V Conferência Municipal

No dia 28 de Julho de 2015, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal de Assistência Social com o Apoio da Prefeitura de Tabocas, realizaram a V Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como tema principal. “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026.

Página 02

O evento aconteceu no Centro Comunitário Padre Luis Lintner e teve início por volta das 8:30 da manhã. Estiveram presentes os secretários municipais, de Administração Benvindo Modesto, de Saúde Benivalda Sampaio, de Agricultura, Ambrósio Castro, e a Secretária de Assistência social Leonor Farias. Maria Reis, coordenadora do CRAS, foi a mediadora do evento.

no início da Conferência houve a apresentação de uma paródia por alguns alunos do CRAS, com o tema ” O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

20150728_100117   02

Benvindo Modesto secretário de administração, lembrou que o Prefeito Beto não estava presente na conferência, mas que está atento aos problemas sociais, tanto no que diz respeito ao financeiro, a participação, a convocação de reuniões buscando melhorias para que o cidadão taboquense possa se sentir seguro e amparado pelo município.

Lembrou também da crise que o país atravessa, disse que acaba também atingindo o município e elogiou a administração do prefeito Beto. “Eu vejo, que esta administração é atuante, segura e está realizando um bom trabalho em todas as regiões do município e vemos o empenho do prefeito em buscar coisas novas para melhorar a qualidade de vida da população taboquense, disse Benvindo”.

20150728_095134

Já a secretária de Assistência Social Leonor Farias, falou sobre os objetivos da conferência e o principal deles: O fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que já existe há 10 anos. “hoje reconhecemos a V conferência municipal como um instrumento fundamental no processo da democracia. Um momento de aperfeiçoamento do sistema único de assistência social, fortalecimento da participação popular e controle das ações sociais”. Explicou.

20150728_094755

Houve também palestras explicando o objetivo da conferência, sobre o CRAS e também sobre o programa bolsa família, esse por sinal teve várias dúvidas dos beneficiários esclarecidas. Também foram discutidos os eixos da conferência e criado grupos de trabalho com debates e idéias para a melhoria da assistência social. Todas essas idéias foram lidas e votadas pelos delegados da Conferência que também elegeram representantes do município para a conferência estadual.

OBJETIVOS DA CONFERÊNCIA

A V Conferência Municipal de Assistência Social de Tabocas do Brejo Velho deste ano teve como tema: ” Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026 e o lema, “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026. O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Nesta Conferência,tivemos o compromisso de analisar, propor e deliberar as diretrizes para consolidar o SUAS de vez rumo a 2026, contribuindo desta forma sua consolidação. Um momento estratégico, um espaço de discussão coletiva sobre os destinos da Assistência Social, com um olhar ampliado sobre propostas para o fortalecimento de rede de proteção e promoção social na nossa cidade. Nesta V Conferência Municipal, foram discutidas, avaliadas e tomadas decisões a respeito das metas, avanços, dificuldades e desafios para implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de forma a fortalecer a gestão compartilhada entre o governo federal, os estados e municípios, garantindo fontes de financiamento e gestão democrática e participativa.

Mais fotos da Conferência.

20150728_092211

Pagina 01