Prefeitura de Tabocas realizou a IV Conferência de Assistência Social

No dia 02 de agosto, a prefeitura de Tabocas do Brejo Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a IV Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”.

O evento foi realizado no Centro Comunitário Padre Luís Lintner, no salão Dom Ricardo, e contou com a presença do prefeito Humberto Pereira da Silva (Beto), de secretários de governo, da secretária de assistência social Leonor Farias, da psicóloga Mariana Nereu,da gestora do Bolsa Família Ana Cristina, da coordenadora Joana Darc, do presidente da câmara Valdemir de Deus e de outros vereadores. As palestras foram ministradas por pessoas da cidade ligadas diretamente às atividades sociais da ad-ministração municipal.

c1

Em seu pronunciamento, o prefeito Beto reconheceu a importância da Conferência: “Assistência Social é um dos pontos que temos dado muita atenção em nossa administração, pois vem de encontro ao nosso lema, que é cuidar das pessoas. Tabocas é um município que vem crescendo muito nos últimos anos, e a assistência social não tem acompanhado esta evolução, por isso, temos esse desafio pela frente, garantir uma vida digna a todos os moradores”, avaliou.

Na oportunidade, Beto aproveitou para fazer uma explanação da situação de insolvência que encontrou a prefeitura e falou ainda dos avanços alcançados nestes sete meses. “Foram sete meses de dificuldades e muito trabalho, mas estamos fazendo o possível para solucionar ainda algumas questões, e podem ter certeza que no final destes quatro anos estaremos vivenciando em nossa cidade uma nova realidade. Já fiz várias viagens a Salvador e Brasília, não tenho poupado esforços na busca de canalizar recursos para investimentos para o nosso município”, afirmou.

c2

O prefeito também fez questão de dizer que vai fazer uma gestão pautada na transparência e na moralidade administrativa e que irá cumprir rigorosamente o que dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal e que nada fará para agradar “A” ou “B”, que venha ferir a lei e lhe causar problemas futuros.

A secretária de assistência social, Leonor Farias falou da importância de discutir os detalhes da assistência social, principalmente os mais técnicos, que envolvem o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, junto com a sociedade. “É preciso conhecer o que envolve o SUAS, trazer esse conhecimento também para a população para desenvolver as necessidades da cidade e dos moradores e poder abordar na Conferência Estadual. Reconhecemos esta conferência como um instrumento fundamental no processo de democratização e o fortalecimento da participação popular e controle social, e ainda como um momento de aperfeiçoamento do sistema Único de Assistência Social”, disse.

c3

Os eixos de debate na IV Conferência foram: financiamento obrigatório da assistência social, vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação, gestão do trabalho, gestão dos serviços, programas e projetos, gestão dos benefícios no SUAS e regionalização.

O objetivo da Conferência Municipal foi o de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS, além de preparar tópicos que serão levados pelos delegados eleitos para serem abordados na Conferência Estadual.

c4