2014 – Tabofolia: Tabocas promoveu o evento mais aguardado do ano

Tabocas promoveu o evento mais aguardado do ano, nos dias 25, 26 e 27 de abril, quando o centro da cidade deu lugar ao circuito da Tabofolia, uma das maiores e mais bem estruturadas micaretas do Estado e um dos mais animados eventos festivos do novo calendário social do município, que por três dias, envolveu a população de Tabocas e de toda a região oeste num dos melhores carnavais fora de época já realizado na cidade.

O governo “Trabalhando o Presente e Construindo o Futuro” não mediu esforços no planejamento e execução de estratégias, que possibilitaram não apenas solucionar as adversidades, mas também garantir uma grade de atrações com nomes de peso da música baiana.

t1

t2

Entre as atrações deste ano estavam as bandas: Léo Santana, Chicabana, Toinho & Cia, Madeirada, Marquinhos Bahia, Thiago Bahia, Exeke, Perfil, Swing Tropical, Skema Ativa, Arroxaê da Bahia e Couty Bahéa, atrações contratadas pela Prefeitura.

Em 2014 a micareta contou com uma infraestrutura ainda melhor que a dos últimos anos, o circuito da Praça Castro Alves e Municipal foi totalmente reestruturado, a construção de uma praça com fonte luminosa em frente á prefeitura deu uma nova dinâmica ao evento, que foi marcado por muita paz e segurança nos três dias de festa.

t3

t4

A expectativa da comissão organizadora foi superada em termos de público, ultrapassando mais de 10 mil pessoas que circularam pela micareta durante os três dias de folia em 2014. Um dos maiores eventos promovidos no município pela Prefeitura, a Tabofolia se consagrou como um dos mais importantes e animados carnavais fora de época da história.

A infraestrutura do evento foi criteriosamente montada em todo circuito, foram armadas barracas padronizadas de comidas e bebidas com toda a logística, e em seu entorno, ambulantes com barracas  características nesse tipo de evento.

t5

t6

Banheiros químicos em diferentes lugares, e o camarote oficial foi palco de recepção aos ilustres convidados e autoridades, recepcionados pelo prefeito Beto e a primeira dama Marinalva Santos.

A Tabofolia na atual gestão atraiu um grande público que movimentou toda a cidade, gerando emprego e renda e fomentando a economia local. Além da parceria com a Cervejaria Itaipava, a Tabofolia 2014, também contou com o apoio das secretarias municipal e a câmara de vereadores.

Com um circuito de mais de 1 km de extensão em circulo, ninguém ficou parado, embalados pelo som dos Trios Elétricos que circulavam em volta das Praças Municipal e Castro Alves. O prefeito Humberto Pereira, destacou a importância do evento para o resgate da cultura do município e para o aquecimento de sua economia.

t7

t8

Ele afirmou que algumas readaptações foram realizadas no circuito e na estrutura da festa, a fim de atender melhor tanto o folião de Tabocas quanto os visitantes, que chegaram de todo região Oeste da Bahia e também de outras  regiões para curtir os três dias de folia.

Com a segurança reforçada com efetivo apoio das policias Civil e Militar e representantes do Conselho Tutelar, que estiveram presentes no circuito protegendo os foliões.  Está ação conjunta garantiu a segurança dos foliões por toda extensão do circuito. A Tabofolia garantiu acesso no circuito a todos aqueles que desejavam participar da mais animada micareta do estado.

A Tabofolia está entre as festividades mais esperadas de toda região e conseguiu se consagrar como um dos maiores carnavais fora de época do Oeste da Bahia, graças ao empenho do prefeito Humberto Pereira e sua equipe de governo, que vêm trabalhando com afinco pelo seu completo resgate.

t9

t10

Como afirmou o vereador Valdemir Almeida de Deus, “Tabocas está mostrando como uma administração deve trabalhar, e resgatar sua a cultura”.

No sábado, em meio á folia uma parada para que todos assistissem em um telão as principais ações da administração Municipal nesses 16 meses de gestão do Prefeito Humberto Pereira, como segue: reforma e ampliação da prefeitura, e do cemitério; construção da academia de saúde; recuperação de estradas e sinais; aquisição de um caminhão caçamba e uma  caminhonete Ranger com recursos próprios; aquisição de um Fiat Uno, uma moto Ronda 125, e de uma área na Avenida Brasil; asfaltamento da praça Castro Alves; construção da Praça da Rodoviária; modernização da Praça da Prefeitura; construção de uma Quadra Poliesportiva em Negramina e Cabicerinha; conclusão do Ginásio Julião Araújo; construção da praça ao lado do Ginásio; calçamento da rua do SAMU; construção de redutores de velocidade na sede; calçamento da praça Pedro Alexandre e construção de pontos de ônibus em Olhos D’águas,  Mariquita, e Poço do Mato; reconstrução da praça da Igreja Matriz; construção da praça da academia de saúde, reforma da praça, e da quadra poliesportiva e ampliação e calçamento na entrada da cidade; ampliação e reforma do hospital municipal; reforma de todos os PSF do município; reforma de todas as escolas do municipal; ampliação da escola Rui Barbosa na sede; ampliação da escola Rui Barbosa no povoado Vereda; ampliação da escola Eurico Gaspar Dutra no Distrito de Mariquita; Implantação de manilhas com aterro em locais necessários.

t11

t12

E com o apoio do Governo Federal conseguiram para o município: uma retroescavadora JCB, uma restroescavadora Caterpillar, uma motoniveladora Caterpillar, um ônibus escolar, uma caminhonete Ranger 4×4 para o SAMU, um caminhão pipa Mercedes Benz trucado e um caminhão caçamba Volks trucado.

Marcaram presença na Tabofolia os deputados: José Rocha, Marquinhos Viana, Arthur Maia, Oziel Oliveira e Kelly Magalhães, e ainda os prefeitos de Serra Dourada Milton Frota, Brejolândia Gilmar Ribeiro, Santana Wilson Neves, Coribe Manoel Rocha, Muquém do São Francisco Marcia Mariano, Baianópolis Anderson Cleyton, Cristópolis Antônio Pereira, além de vices prefeitos e vereadores de toda região.

t13

t14