Saúde capacita profissionais; Agentes recebem tábletes

Nos dias 19 e 20 de maio, os profissionais de saúde de Tabocas do Brejo Velho passaram por curso de capacitação. Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde receberam orientações acerca dos programas federais e-SUS e Saúde com Agente.

O e-SUS garante aos profissionais da atenção básica informações precisas, detalhadas e em tempo real que vai permitir ao governo municipal a ampliação dos serviços de saúde de modo a atender com rapidez e qualidade a população.

Já o Saúde com Agente possibilita aos agentes comunitários de saúde prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos, detecção de sinais de violência doméstica contra vulneráveis, automutilação, manifestações de doenças mentais, entre outros.

Ao fim do curso, ministrado pelo professor Rosalves Júnior, da WM Saúde, os agentes receberam tábletes adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde, para serem utilizados durante as visitas domiciliares. Ao todo 40 computadores portáteis foram comprados.

A agente comunitária de saúde, Maria Aparecida, acreditava que não conseguiria operar o equipamento. “Eu tinha receio que não saberia mexer no táblete, mas o curso meu ensinou tudo certinho”, disse.

Maria de Fátima, TI do e-SUS no município, falou que a partir de agora o seu trabalho será facilitado. “Nós esperamos por 20 anos, para que isso acontecesse. A partir de agora teremos muito menos trabalho, tudo será informatizado”, comentou.

A secretária Flaviane Carvalho lembrou do esforço da gestão no sentido de melhorar os serviços de saúde oferecidos aos taboquenses. “O governo tem investido para garantir à população uma saúde de qualidade. Além de novos equipamentos, nós temos buscado qualificar ainda mais os nossos profissionais, para melhor atender a quem precisa”, disse.

O prefeito Flávio comemorou o resultado dos cursos de capacitação. “Fico feliz por saber que as nossas ações na saúde, seja na obtenção de equipamentos e qualificação dos profissionais, resulta na melhoria dos serviços. O reconhecimento da população demonstra claramente que estamos no caminho certo”, garantiu.