Prefeitura realiza VII Conferência Municipal de Saúde

Prefeitura de Tabocas do Brejo Velho realiza a VII Conferência Municipal de Saúde
Aconteceu nesta quarta-feira, 29, no Centro Comunitário Padre Luís Lintner, a VII Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”.
A Conferência é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento contou com a participação do prefeito, Flávio Carvalho; vice-prefeita, Darcilene Itacarambi; secretária de saúde, Flaviane Vieira; consultor, Francisco Vitoria; procurador municipal, Ítalo Passos; controladora, Núbia Araújo; Vereadores Cosmo do Carmo, Gisele Gleiser, Ornelina, Miltinho e Neu, secretários municipais; técnicos; profissionais em saúde e populares.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito Flávio Carvalho destacou a importância da conferência para discutir e aprovar propostas que visam possibilitar políticas públicas para o setor.
Conforme a secretária da pasta, Flaviane Vieira “a Conferência Municipal é o lugar ideal para debatermos como está a saúde no nosso município, e juntos procurarmos melhoramentos para o SUS que queremos”, pontou.
O consultor Francisco Vitória apresentou os números de atendimentos realizados nos últimos dois anos de gestão:
16.982- Consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde;
32.173- Atendimentos em enfermagem;
42.267- Atendimentos de técnicos em enfermagem;
48.771- Aplicações de vacinas;
19.873- Atendimentos de Urgência e emergência;
64- Partos normais;
1200- Ultra-sonografia;
197- Transferências para Unidade de Suporte Avançado;
2760- Atendimentos especializados;
960- Tratamentos fora de domicílios;
268- Ajuda para custear acompanhantes;
292- Ajuda para custear pacientes.
Logo após a abertura, houve palestra com o médico psiquiatra, Dr Thiago Borges e a enfermeira Livia Teles.No período vespertino, os presentes participaram dos trabalhos em grupos e entregaram as propostas aprovadas nos trabalhos, além da votação das propostas e escolha dos delegados de saúde que representarão o município na 11ª Conferência Estadual de Saúde.