A Prefeitura de Tabocas do Brejo esclarece acerca do Auxilia Tabocas, que usou como critério para escolha dos beneficiários a listagem oficial dos inscritos no Programa Federal Bolsa Família.

Para a identificação dos favorecidos pelo Auxilia Tabocas, conforme lei enviada à Câmara de Vereadores, foi utilizado o Benefício para a Superação da Extrema Pobreza – BSP (Brasil Carinhoso), bloco que compõe o Bolsa Família e que atende prioritariamente às famílias com renda mensal de até R$ 89,00 por pessoa.

Informamos que a listagem do Bolsa Família não foi realizada nesta gestão, sendo esta feita inteiramente em governos anteriores.

A intenção do Auxilia Tabocas é amparar os mais necessitados, que neste período de pandemia do Novo Coronavírus, tem sofrido diretamente com os impactos econômicos da crise sanitária.

Sobre alguns nomes que constam na lista do auxílio municipal, estes declararam quando da inscrição no Bolsa Família em anos anteriores que viviam em extrema pobreza. Estas pessoas, por algum motivo, conseguiram receber o Bolsa Família, e por isso também foram alcançadas automaticamente pelo sistema do Auxilia Tabocas.

Ratificamos que desde o início a atual gestão confiou e usou como critério para a escolha dos beneficiários o Programa Federal Bolsa Família.

É preciso ainda ficar claro que fizemos tudo com extrema transparência, tanto é que divulgamos a listagem antes do pagamento do benefício. Se fosse objetivo do governo esconder qualquer informação da população, não haveria a publicação dos nomes.

Se há alguma injustiça, esta foi cometida por quem buscou receber o Bolsa Família ao se declarar viver em situação de pobreza, ou deixou de informar que já não mais necessitava do auxílio, bem como quem realizou o cadastro das mesmas anteriormente.

Ainda sim, e por tudo isso, buscaremos a partir da próxima segunda-feira, 12, as medidas legais e cabíveis no sentido de confrontar os nomes dos reais necessitados na lista divulgada do Auxilia Tabocas, para proceder com o pagamento do programa.

Prefeitura de Tabocas do Brejo Velho
Governo Cidade do Sol