“Tabocas do Brejo Velho é exemplo para Bahia”, diz diretora do Consid

Prefeito Flávio ladeado pelo presidente da Câmara, Miltinho, e o prefeito Zezo, de Santa Rita de Cássia

Um dos principais problemas dos municípios brasileiros, a destinação e o tratamento de resíduos sólidos, foi tema de debate em Tabocas do Brejo Velho, nesta quarta-feira, 21.

Em reunião extraordinária do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia, ocorrida na cidade, nesta manhã, a diretora-executiva da entidade, Érica Seixas, afirmou que “Tabocas é um exemplo para Bahia” na área.

O município é o primeiro da região Oeste a fechar o ciclo de coleta, destinação e tratamento de resíduos sólidos.
Além de ter desativado o antigo lixão que funcionava de forma irregular na comunidade de Olaria, a atual gestão investiu em atividades educativas, descarte seletivo, ressignificação de resíduos e paisagismo urbano como parte do processo de conscientização da população.

Érica falando sobre o lixão de Tabocas. Ao lado, o vice-prefeito de Ibotirama, e Mara, prefeita de Muquém

De acordo com o prefeito Flávio Carvalho, a desativação do lixão foi uma das suas bandeiras de campanha. “Nos comprometemos com a população de Tabocas do Brejo Velho, ainda na campanha eleitoral de 2020, que caso vencêssemos a disputa iríamos resolver definitivamente o problema do lixão. Assim fizemos e graças a Deus, ao empenho e a dedicação das nossas equipes do Meio Ambiente e Procuradoria, somos referência na região no cuidado com o lixo. Isso nos orgulha”, disse o gestor.

Participaram da reunião extraordinária do Consid, o atual presidente da entidade, Zezo Aragão, prefeito de Santa Rita de Cássia; a prefeita Mara Rios, de Muquém do São Francisco; Nenenzão, prefeito de Serra Dourada; e o vice-prefeito de Ibotirama, Wilson Leite. Ainda estiveram presentes as comitivas de Cristópolis, Correntina, Cotegipe e São Desidério.