Festa de Mariquita: mais uma vez um recorde absoluto de público

Texto: Jayme Modesto Jornal Gazeta do Oeste.
 Fotos: Marcos Ataíde

Uma história de fé e devoção contada há 198 anos. A comunidade de Mariquita no antigo povoado de Santa Helena, município de Tabocas do Brejo-Velho, um dos importantes distritos do município, no Oeste da Bahia, promoveu nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, uma das mais tradicionais festas da região, os festejos de São Sebastião, que este ano recebeu uma nova denominação: “Festa de Mariquita”.

Apesar da padroeira do distrito ser Santa Helena, a maior comemoração é em homenagem a São Sebastião. Os festejos acontecem todos os anos sempre nos dias 18,19 e 20 de janeiro. Segundo o senhor Hermenegildo Ferreira Sobrinho de 93 anos, conhecido como Biá, a primeira celebração aconteceu em 1822

com a reza da ladainha feita pelos negros, índios e caboclos.

Seu Biá conta que desde o início a festa já era grande e ficou maior depois de 1857, com a chegada do padre José Quirino, que passou a celebrar a missa em louvor a São Sebastião e mesmo assim, os nativos e descendentes até hoje rezam a ladainha logo após a missa.

Excepcionalmente neste ano de 2020, a missa não foi celebrada como nos anos anteriores pelo pároco de Cristópolis, responsável pelo paróquia de Mariquita, a celebração aconteceu, sendo realizada pelos membros da própria comunidade.

As razões da ausência do padre na celebração de São Sebastião estão descritas na Nota de Esclarecimento assinada pelo padre Daniel Luz.

A festa atrai gente de toda a região e até de outros estados, especialmente do distrito Federal e Goiás, onde vários filhos do lugar retornam para rever familiares e amigos e participar do evento, trazendo outras pessoas.

O prefeito Humberto Pereira, família e equipe de governo sempre marcou presença nos festejos e esse ano não foi diferente, juntamente com sua equipe de governo recepcionou autoridades, amigos e correligionários no camarote oficial no circuito da festa.

O prefeito Beto recebeu também a ilustre presença dos deputados José Rocha – federal e Marcelinho Veiga – estadual, além dos prefeitos Gilmar Ribeiro (Mazim) de Brejolândia, Milton Frota de Serra Dourada, Manoel Rocha de Coribe, a vice-prefeita Gisele Gleiser e também vereadores de várias cidades da região.

Durante a abertura da festa no dia 18, o prefeito Beto fez uma retrospectiva apresentando um balanço dos sete anos a frente da gestão municipal e fez questão de citar nominalmente todas as ações realizadas no período de 2014 a 2019.

Este ano a prefeitura preparou uma extensa programação com grandes atrações, no dia 18 as bandas Perfil, Janderson e Banda, Washington Brasileiro e Forró Colado. No sábado, dia 19 o público conferiu os shows das Bandas 100 Skema, Marquinhos Bahia, Pedro Soberano e os Filhos de Xacra.

A programação contou ainda com corrida de moto, o Rally Velo Terra no dia 19, com as categorias iniciantes, intermediário, profissional e feminina, com a premiação de R$3. 700,00. A organização foi por conta da comissão e a prisma produções e eventos.