A Cidade

Origem Histórica

igreja

Em 1962, Tabocas conseguiu se desmembrar de Angical através de sua emancipação política ocorrida em 13 de abril do referido ano por meio da lei nº 1676, que teve como autor do projeto o Deputado Oscar Cardoso com o apoio do Deputado Juarez Souza. Alguns taboquenses se destacaram na luta pela emancipação, são eles: Vicente Soares de Oliveira, Zacarias Machado e Onívio Silva Oliveira.

Sabendo que o 1º Distrito de Santa Helena, os habitantes que lá residem, chegaram antes da formação da área urbana de Tabocas, estes vindos de Portugal e Itália, liderados pelas famílias Silva, Nascimento e Gonçalves dentre outras, sendo o primeiro distrito de paz o Distrito de Santa Helena.

O município de Tabocas do Brejo Velho possui uma área de 1.375,740 km² (IBGE) e sua população é de 12.516 habitantes (IBGE/2020).

FATOS IMPORTANTES
– A emancipação política – 13/04/1962;
– A visita do 1º Bispo Dom Tiago e a construção da igreja matriz em 1962;
– A inauguração da Prefeitura Municipal 1968;
– A 1ª visita do governador Antônio Carlos Magalhães;
– O 1º pouso de uma aeronave na cidade, com o Deputado Ruy Bacelar e comitiva;
– A criação da Paróquia e o 1º padre residente, Luís Lintner 05/08/1980;
– Chegada do 1º médico do município, Dr. José;
– 1ª agência bancária, BANEB (1980);
– Implantação do 2º grau magistério (1983);
– Maria Angelina, primeira professora a exercer o ensino público no município;
– Primeiro prédio escolar Presidente Castelo Branco inaugurado em 21 de abril 1966;
– Em 1967 foi inaugurado o mercado municipal em Mariquita(José Teodoro).

RIQUEZAS NATURAIS
A fauna é bastante variada, sendo um dos males a caça predatória ocasionando na extinção de várias espécies, a exemplo do Nambu, Cabeça de Lenço e tantos outros.
A flora até meados dos anos 80 era riquíssima em madeira de lei, como: cedro, aroeira, baraúna, pau d´arco, umburana, angico, etc. Porém, atualmente se encontra bastante devastada, devido a extração predatória, para o comércio de madeira. Apesar de tudo isso, ainda existem áreas de vegetação que predominam isoladamente entre as comunidades de José Francisco a Umburana e de Juazeiro a Olho D´aguinha.

PONTOS TURÍSTICOS
Morro do Cruzeiro, Riacho de Tabocas, Cachoeira do Baixão, Córrego do Maçú, Córrego do Baixão, Gruta do Grau (Santa Luzia), Gruta da Umburana (Umburana) e Reserva da Larga (Cantinho).