Prefeitura organiza mutirão de mamografias em Tabocas do Brejo Velho

Na Segunda-feira (19 de novembro) a prefeitura de Tabocas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, recebeu o caminhão do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama (IRM). Foram realizadas até o dia 23 de novembro mamografias em mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária com maior incidência dos casos de câncer de mama.

Esta é uma estratégia para detectar a doença de forma precoce. 400 exames foram pré-agendados via unidades de saúde do município. “As unidades foram previamente orientadas e agendaram com as usuárias. Com isso, elas chegam aqui no dia certo e horário marcado. É uma forma de organizar e agilizar o atendimento”. Contou a enfermeira da Coordenadoria da Atenção Básica, Jucielly Almeida.

Os procedimentos foram integralmente gratuitos para mulheres e realizados em regime de mutirão. O trabalho foi realizado em parceria entre a Prefeitura e a Clínica Particular IRM. “O município entrou com toda a estrutura para receber o caminhão, os toldos e as cadeiras, pagamento das mamografias. Além disso, oferecemos  o pessoal para fazer o cadastramento e receber os usuários. Também fornecemos as diárias de hotel e alimentação para a equipe da IRM que realizou o rastreamento” reforçou a Secretária de Saúde Benivalda Sampaio.

A mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo por meio de raio X, é com ela que o médico vai detectar possíveis tumores.

Sobre a doença – O câncer de mama é uma doença que afeta, principalmente mulheres com mais de 35 anos. ele ocorre com mais frequência em mulheres que tiveram menstruação precoce, a primeira gravidez apos 30 anos naquelas que não tiveram filhos ou tiveram menopausa tardia (depois dos 50 anos).

O histórico familiar também é considerado um dos principais fatores de risco, principalmente se parentes de primeiro grau, como mãe e irmã tiveram a doença antes dos 50 anos.

A prevenção também deve ser feita através do autoexame das mamas, a partir dos 20 anos..