Festejos de São Sebastião em Mariquita tem recorde de público

Há 196 anos, a comunidade de Santa Helena, hoje denominada de Mariquita, um dos mais importantes distritos do município de Tabocas do Brejo Velho, no Oeste da Bahia, comemora o dia do Santo Padroeiro, – São Sebastião. Os festejos acontecem todos os anos sempre nos dias 19 e 20 de janeiro.

Segundo informações do senhor Hermenegildo Ferreira Sobrinho, 91 anos, conhecido como Biá, a primeira celebração aconteceu em 1822 com a reza da ladainha feita pelos negros, índios e caboclos. Segundo ele conta, desde o início, a festa já era grande, mas ficou maior depois de 1857 com a chegada do padre José Quirino, que passou a celebrar a missa em louvor a São Sebastião, mesmo assim, os caboclos até hoje rezam a ladainha logo após a missa. Este ano, a missa foi celebrada na igreja local, por volta das 10 horas, pelo padre Daniel, pároco de Cristópolis.

A festa atrai gente de toda a região e até de outros estados, especialmente do distrito Federal e Goiás, onde vários filhos do lugar retornam para rever familiares e amigos e participar do evento, trazendo outras pessoas. O prefeito Humberto Pereira, família e equipe de governo sempre marcou presença nos festejos e esse ano não foi diferente. O prefeito juntamente com sua equipe de governo recepcionou autoridades, amigos e correligionários em camarote improvisado na praça.

Este ano a prefeitura preparou uma extensa programação com grandes atrações, no dia 19 as bandas Nem Sanfoneiro, Ceian Muniz, Thiago Mendonça, Janderson e Banda foram os responsáveis pela animação. Já no sábado, 20/01, o público conferiu os shows da Banda Perfil, Markinhos Bahia, Arreio de Ouro, Janderson e Banda.

A programação contou ainda com corrida de moto, o rally Veloterra, no dia 20, com as categorias iniciantes, intermediário, profissional e feminina, com 3 mil em prêmios mais troféu.

Marcaram presença no evento além do prefeito Humberto Pereira e a vice Gizele Greisy, o deputado federal José Rocha, o deputado estadual Marquinhos Viana, o prefeito de Brejolândia Gilmar Ribeiro, o prefeito de Coribe Manoel Rocha, o presidente da Câmara de Cristópolis Edinaldo Costa, o presidente da Câmara de Santana Rodrigo Cárdenas Marim, secretários de governo, o vice-prefeito de Baianópolis  Weber Febrônio, vereadores e diversas lideranças políticas da região.

A organização ficou por conta da comissão e a prisma produções e eventos.

Fotos e Texto: Jayme Modesto – Jornal Gazeta do Oeste.